jan25
Vítor Murta: «O meu receio é, em 99,9 por cento, que os impedimentos não sejam levantados»
Presidente do Boavista acusou a SAD de inércia e soberba. Vítor Murta, presidente do Boavista, considera que a SAD axadrezada não só não vai avaliar a solução do candidato Filipe Moreira, como o clube do Bessa não vai resolver atempadamente a questão dos impedimentos.
"Não sei quais são as garantias deste documento que o Filipe Miranda me entregou. Vou analisar detalhadamente e fazê-lo chegar a quem de direito, mas tenho a plena convicção de que não vamos levantar os impedimentos em tempo útil porque não está a ser feito nada nesse sentido. Repito, formalmente darei conta disto à SAD, mas o meu receio é, em 99,9 por cento, que os impedimentos não vão ser levantados. Pessoalmente, acredito que este plantel tem valor suficiente para alcançar a permanência na Liga Betclic, mas com esta postura a SAD está a desresponsabilizar os jogadores. É como se estivesse a admitir que são fracos e, como tal, se perderem não faz mal", comentou o dirigente axadrezado, sublinhando que "a ausência de qualquer resposta da SAD, neste caso ao Filipe Miranda, é normal": "A SAD já há muito que não responde ao clube. Estou sempre a bater na parede. Nem um sim, nem um não, apenas sinto uma inércia absoluta. Eles estão sentados lá em cima e não fazem absolutamente nada".
RelacionadasFilipe Miranda entrega 910 mil euros a Vítor Murta
Postura crítica que Vítor Murta prolongou ao referir que "havia outras soluções à disposição da SAD para resolver a questão dos impedimentos que já deviam ter sido adotadas, mas ainda nada foi feito". "Na última janela as transferências do Bozeník e Onyemaechi, entre outros podiam ter resolvido a questão na FIFA, mas a SAD fez precisamente o contrário, que foi dispensar jogadores, porque é mentira que o Martim, o Sasso, o Luís Santos e o César quisessem ir embora. Eles queriam ficar. Há uma soberba muito grande da SAD, que está a causar o pânico e é uma coisa feia", defendeu Vítor Murta, esclarecendo ainda um detalhe negocial que alinhavou recentemente, mas não teve o desfecho esperado: "Há algum tempo a SAD não conseguia resolver uma questão relativamente a antecipação dos direitos televisivos. Estamos a falar de cerca de 900 mil euros, verba que ajudei a desbloquear com a promessa da SAD pagar dois salários imediatamente a todos os funcionários e ainda assegurar o pagamento do mês de novembro. Uma promessa que ficou por pagar. Desde então não respondem a qualquer mensagem".
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/boavista/detalhe/vitor-murta-o-meu-receio-e-em-999-por-cento-que-os-impedimentos-nao-serao-levantados
O Jogo, 13NOV2024 pág.15
29/8
Uma penhora excecional validada no período de férias judiciais inviabilizou a inscrição dos novos futebolistas do Boavista até ao fecho deste mercado de transferências, confirmou a SAD dos axadrezados, esta quinta-feira.
«Apesar do enorme esforço e das intensas negociações realizadas ao longo dos últimos três meses e meio, não será possível concluir antes do fecho deste mercado o processo dos impedimentos da FIFA», referiu a SAD do Boavista, em nota oficial, pelo seu presidente, Fary Faye.
O Boavista está proibido de inscrever novos jogadores há quatro janelas seguidas, devido a dívidas, tendo agora dado conta de que «foi surpreendida com mais uma situação inesperada» a 1 de agosto, depois de uma autorização do Tribunal Judicial do Porto conferida à sociedade financeira BTL, que ficou com os créditos da Somague, construtora do Estádio do Bessa, casa do Boavista.
https://tvi.iol.pt/noticias/boavista/liga/boavista-penhora-excecional-impede-inscricao-dos-dois-reforcos
26/8/24 CLUBE E SAD NAO SE ENTENDEM
Depois do comunicado lançado pela SAD do Boavista a esclarecer a questão da bilhética online, apontando para o clube ainda não ter fornecido os dados requeridos dos sócios para o processo avançar, Vítor Murta, presidente do clube axadrezado, também reagiu.
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/boavista/detalhe/vitor-murta-reage-ao-comunicado-da-sad-nao-vamos-dar-palco-a-este-tipo-de-mentiras?ref=Ultimas%20Noticias_BlocoUltimas
21/08/2024
20/08/2024
"Importa referir que a gestão anterior estava centrada única e exclusivamente na figura do antigo presidente, sendo que a minha saída do anterior conselho de administração (no qual era administrador não-executivo) foi uma consequência direta da falta de transparência e da concentração de poder numa única pessoa, algo que, como se percebe, causou danos significativos a esta sociedade", explicou o dirigente, em declarações à agência Lusa.
Impedidas pela FIFA de inscrever novos jogadores há quatro janelas de transferências seguidas, devido a dívidas, as panteras passaram a ser lideradas em maio pelo ex-avançado senegalês Fary Faye, que era administrador com atuação exclusiva na área do futebol e encabeçou a única lista aos órgãos sociais formalizada pela Jogo Bonito, sociedade controlada pelo investidor hispano-luxemburguês Gérard Lopez e detentora de uma posição maioritária no capital axadrezado.
"Ainda hoje recebemos mais dois pedidos de insolvência de ex-jogadores, relacionados com acordos incumpridos datados de 2021. Estes pedidos de insolvência, bem como as penhoras constantes, ajudam a perceber, de forma clara, as consequências diretas da má gestão do anterior presidente, que continuam a provocar enormes dificuldades ao normal funcionamento da SAD", apontou Carmelo Fraile, integrado nos novos corpos sociais por indicação de Gérard Lopez, após ter renunciado ao anterior cargo em divergência com Vítor Murta.
No início do mês, a sociedade financeira BTL recebeu autorização do Tribunal Judicial do Porto para executar durante as férias judiciais uma dívida original de 5,2 milhões de euros (ME) do clube - que, com juros, ascende a 6,8 ME e já tinha sido solidariamente assumida pela SAD axadrezada -, através da venda de passes de jogadores na atual janela de transferências de verão.
Em comunicado enviado ao jornal A Bola, Vítor Murta, que não foi convidado por Gérard Lopez para fazer mais um mandato na SAD e atualmente preside ao clube, garantiu que o Boavista "está a negociar o pagamento de uma das muitas dívidas" referentes ao tempo de construção do Estádio do Bessa, inaugurado em dezembro de 2003, no Porto, mas advertiu que, quando Fary Faye lhe sucedeu, esses compromissos "estavam maioritariamente negociados (com os credores), os salários dos atletas e funcionários regularizados e a equipa em condições de competir".
"É positivo que o anterior presidente da SAD continue a falar sobre o seu trabalho, como na sua recente declaração que fez sobre a situação da BTL, pois expõe claramente os seus atos de gestão, que contribuíram para a atual situação delicada da SAD. Está claro para todos que os problemas que enfrentamos são um reflexo da sua gestão danosa, sendo que esta tentativa de desviar a atenção revela o seu desespero para escapar das suas responsabilidades", contrapôs Carmelo Fraile.
À procura de saldar dívidas para levantar as restrições da FIFA em tempo útil, o Boavista, nono classificado da Liga, com três pontos, em duas jornadas, vendeu o lateral direito Pedro Malheiro aos turcos do Trabzonspor, embolsando dois milhões de euros fixos, mais 500 mil euros por objetivos, e o defesa central nigeriano Chidozie aos norte-americanos do Cincinnati, por 700.000 euros, 500.00 dos quais fixos.
https://www.flashscore.pt/noticias/futebol-liga-portugal-boavista-sad-avanca-para-auditoria-forense-a-anterior-gestao-de-vitor-murta/UFsAzT1n/?utm_source=ios&utm_medium=share_news
9/8/24 record
Adeptos do Boavista "tristes e preocupados": «A nossa esperança reside na nova administração na SAD»
Carlos Vieira confia que Fary e os seus pares vão dar a volta ao impedimento de inscrever jogadores
28/7/24
É difícil perceber como é que um clube sem liquidez há anos pagou €5 milhões pelo passe do central e ainda lhe ofereceu um ordenado principesco; talvez os associados mais atentos do Boavista entendam.
https://www.abola.pt/futebol/noticias/chidozie-um-negocio-estranho-2024072720173590881
30/7/24
O Feyenoord «cansou-se de esperar», assim refere o artigo do jornal neerlandês De Telegraaf, e vai avançar pela via legal na FIFA contra o Boavista, que tem uma dívida de cerca de um milhão de euros desde há um ano, relativa à transferência de Robert Bozeník do clube de Roterdão para as panteras. O avançado está no Bessa desde 2022, tendo sido contratado em definitivo pelos axadrezados há um ano, depois de uma primeira temporada em Portugal por empréstimo. «Um clube com mais de 30 transfer ban não é mais do que um clube canalha. Estamos a falar de repetidas violações no que toca a transferências de jogadores e a FIFA tem de agir em conformidade sobre eles», disse ao De Telegraaf.
https://www.abola.pt/futebol/noticias/bozenik-leva-feyenoord-a-avancar-para-a-fifa-contra-o-boavista-clube-de-canalhas-2024073007165040407
Comentários
Enviar um comentário