Avançar para o conteúdo principal

Mundial de Clubes: FIFA anuncia exclusão do Club León

Guardado é um dos principais jogadores do Club León 
LEOPOLDO SMITH/Getty Images South America/Getty Images via AFP


A FIFA decidiu excluir os mexicanos do Club León do Mundial de Clubes e prepara-se para anunciar um substituto em breve. A decisão foi tomada pelo facto de o Pachuca, também presente na prova por ter vencido a Liga dos Campeões da CONCACAF de 2024, e o León pertencerem ao mesmo grupo, algo que não é permitido segundo o regulamento.

A FIFA anunciou a exclusão do Club León do Mundial de Clubes 2025 devido ao incumprimento das regras de multipropriedade, que impedem que dois clubes pertencentes ao mesmo grupo disputem a competição.

A decisão surge após um processo disciplinar aberto contra o Club León e o Pachuca ambos pertencentes ao Grupo Pachuca. O caso foi encaminhado diretamente ao Comité de Recurso da FIFA.

Após análise das provas, o presidente do Comité de Recurso concluiu que os dois clubes não cumpriram os critérios de propriedade múltipla estabelecidos no artigo 10, parágrafo 1, do regulamento do torneio. Como consequência, a FIFA determinou a exclusão do Club León.

O mesmo organismo confirmou que o lugar deixado vago será preenchido por outro clube que será anunciado em breve. 

Recorde-se que o Club León fazia parte do grupo D, onde estão Chelsea, Flamengo e Esperánce de Tunis. Benfica e FC Porto são os representantes portugueses no Mundial de Clubes que se irá realizar nos EUA, de 14 de junho a 13 de julho.


Hugo Filipe Martins, 21.03.2025 15:39 / Atualizado 21.03.2025 15:48

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Leixões

 29/07/2024 A direção da atual SAD do Leixões vai reunir hoje com os associados interessados para explicar qual o negócio que pretende fazer com o Flamengo. De recordar que o Flamengo já assumiu publicamente que pretende adquirir a SAD do Leixões (pelo menos 56% - percentagem detida pela empresa PlayFair - maioritária da SAD). https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2024/07/27/faqs-veja-10-perguntas-e-respostas-sobre-o-projeto-do-flamengo-com-o-leixoes-de-portugal.ghtml Alguns adeptos manifestaram-se a semana passada contra esta nova operação. https://www.abola.pt/futebol/noticias/adeptos-do-leixoes-manifestam-se-contra-compra-do-clube-pelo-flamengo-2024072314202106998  30/07/2024 Esta não é a primeira vez que o emblema carioca se interessa por um clube português. Em 2021 surgiu a  hipótese de adquirir o Tondela por um valor de cerca de 50 milhões de euros . O projeto consistia no investimento por parte de um grupo de acionistas que incluia a direção do Flame...

Moreirense

 Bill Foley, dono do Bournemouth, interessado em comprar o Moreirense. " O portal  the Athletic  revelou que Bill Foley, dono do  Bournemouth  está interessado em comprar o  Moreirense . O conjunto de Moreira de Cónegos entrava assim no Black Knight Football Club que, além do conjunto da Premier League, tem ainda uma participação no  Lorient  (Ligue 1),  Hibernian  (Premiership) e 100% no  Auckland , equipa neozelandesa que vai jogar na Austrália." Link da noticia aqui A Bola, 02FEV2025, pág. 21 Record, 13MAI2025, pág. 19 Moreirense obtém 15,8 milhões de euros do fundo Black Night e quer novo estádio feito até 2030 10 milhões vão ser aplicados na segunda fase da academia, enquanto 5,8 serão investidos na equipa principal O Moreirense vai obter um investimento de 15,8 milhões de euros do fundo Black Knight e espera ter o novo estádio de futebol pronto entre 2029 e 2030, confirmou este domingo à Lusa o presidente do clube, Vítor Magal...

Quem é de quem (algumas das equipas europeias)

Real Madrid (Espanha) – o clube blanco pertence aos seus mais de 90 mil associados, que elegem o presidente. Atualmente é Florentino Pérez. Manchester City (Inglaterra) – em 2008, o Abu Dhabi United Group, um grupo de investimento liderado pelo xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, membro da família real dos Emirados Árabes Unidos, adquiriu o clube e desde então os citizens alcançaram as principais conquistas da sua história. Bayern Munique (Alemanha) – o FC Bayern München eV é o acionista maioritário do clube, com 75% das ações. Mas também existem três empresas, a Audi, a Allianz e a adidas, que detêm os restantes 25%. Barcelona (Espanha) – tal como acontece com o Real Madrid, o Barcelona é também propriedade dos seus mais de 100 mil associados, que elegem um presidente: Joan Laporta é a atual. Juventus (Itália) – a equipa de Turim, a mais bem-sucedida da Serie A, pertence à família Agnelli, através da Exor NV, que detém 63,8% do capital social. PSG (França) – a Qatar Sports Invest...